Notícias do setor

ABIMAPI International e SP Negócios convidam empresários varejistas globais para imersão no Brasil em Projeto Imagem inédito


Apresentar o Brasil, suas especificidades, sabores e grandes marcas aos verdadeiros tomadores de decisão e formadores de opinião globais: os empresários varejistas das principais redes em todo o mundo. De 15 a 18 de maio a ABIMAPI International (Brazilian Biscuits, Pasta, Breads & Cakes), projeto de exportação criado pela ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), receberá no país profissionais de alto renome no mundo da alimentação para um projeto imagem inovador: o Brasil Food Retail Experience 2023. A ação é realizada em conjunto com a São Paulo Negócios.

“A integração entre varejistas da América Latina e do Brasil abre possibilidades de apresentar produtos brasileiros, de realização de trade marketing entre a indústria global e a nacional, bem como uma apresentação direta e uma aproximação entre formadores de opinião dos principais países da América do Sul e Central”, disse Cláudio Zanão, presidente da ABIMAPI.

“A ação de promoção de imagem busca fortalecer a presença das indústrias brasileiras nos mercados sulamericanos e da América Central, aproximar os varejistas do amplo portfólio nacional e das diversas possibilidades comerciais, bem como promover o Brasil e nossa indústria internacionalmente, melhorando posicionamento e ampliando parcerias”, explica Rodrigo Iglesias, diretor internacional na ABIMAPI e responsável pelo projeto setorial Abimapi International.

Redes varejistas participantes

El Dorado (Uruguai)

A Rede El Dorado é uma das mais importantes do Uruguai, sendo a principal no interior do país e em ampla fase de expansão com um centro de distribuição que atende não apenas o consumidor, mas também o foodservice e pequenos negócios, algo muito similar ao que ocorre no Brasil com os “atacarejos”.

O Uruguai foi o 3º destino das exportações do projeto setorial em 2022 com 33% de incremento em valor e 11% em volume frente a 2021. Temos cerca de 65% de participação no total exportado pelo Brasil para o Uruguai no projeto setorial.

Hipermaxi (Bolívia)

A Hipermaxi é líder no segmento de varejo na Bolívia com 37 supermercados e farmácias nas cidades de Santa Cruz, La Paz, El Alto, Montero e Cochabamba.

A Bolívia não é atualmente mercado-alvo do projeto setorial, no entanto, é um dos principais destinos de nossas exportações. O país ficou na 13ª posição entre os destinos do projeto setorial em 2022 e tivemos redução de 12% em valor e 17% em volume entre 2021 e 2022, ou seja, um ponto de atenção para nossa atuação. Em 2022, cerca de 70% das exportações de nossos produtos para o país foram de empresas do projeto setorial.

Colsubsidio e Alkosto (Colômbia)

A Colsubsidio é uma entidade privada, sem fins lucrativos, pertencente ao Sistema de Proteção e Segurança Social do governo colombiano, uma parte da evolução nas transformações do Estado colombiano no desenvolvimento social. O órgão é parte de uma das 50 empresas mais importantes, estáveis e em constante crescimento da Colômbia, considerada uma das 30 mais inovadoras do país em 2022. Com sua função em entregar serviços para inclusão social colombiana, o órgão possui estabelecimentos distribuídos pelo país que atendem a população com produtos para o dia a dia. Só em 2022, a empresa entregou mais de um bilhão de subsídios para famílias colombianas.

Alkosto é uma rede de lojas de departamentos colombiana de propriedade do Grupo Corbeta que funciona como atacado ou “atacarejo” para vende produtos domésticos. Está presente em oito cidades em 17 lojas em todo o país. Disponibiliza uma loja virtual para a compra de seus produtos e uma das únicas lojas da Colômbia que não cobra frete em nenhuma de suas compras. Oferece produtos a preços muito baixos em relação à média do mercado colombiano, com a possibilidade de os clientes ganharem bônus para compras com a metade do preço. Em 2022, a Colômbia foi o 8º destino das exportações do projeto setorial, atualmente mercado-alvo, tendo em vista a capacidade de expansão das vendas brasileiras ao mercado colombiano. O projeto setorial teve 77% de incremento nas vendas para Colômbia entre 2021 e 2022 em valor, sendo 43% em volume. Em 2022, o projeto setorial representou quase 80% do total exportado pelo setor brasileiro para o mercado colombiano.

Tottus e Cencosud (Peru)

Cencosud S.A. (em espanhol: Centros Comerciales Sudamericanos S.A.) é um consórcio empresarial multinacional chileno que atua em vários países da América do Sul, principalmente no setor varejista, controlado pelo empresário Horst Paulmann. No Peru, opera as redes Wong (supermercados e hipermercados), Metro (supermercados e lojas de conveniência) e Paris (lojas de departamento), além do Banco Cencosud, um banco próprio que opera em alguns países da América Latina incluindo o Peru.

A Tottus é uma rede de supermercados e hipermercados pertencente à holding chilena Grupo Falabella, com presença no Chile e no Peru. Em 2019, a Tottus possuía 157 lojas nos dois países: 89 no Peru e 70 no Chile. De acordo com a representante que virá ao evento, a representação atende tanto o mercado peruano, quanto chileno, considerando que as decisões do grupo são compartilhadas entre os dois países onde há operação da rede Tottus sob administração do grupo Falabella.

Peru é o nono destino das exportações do setor (2022). O projeto setorial apresentou redução das vendas ao Peru entre 2021/2022 com -7% em valor e 37% em peso, mas já representa 50% do total que o setor exporta ao mercado peruano. Assim, a presença do mercado na ação fortalecerá a imagem do Brasil para o varejo peruano em busca de novos negócios e retomada do volume de vendas no curto prazo.

Gessa (Costa Rica)

Gessa (Grupo Empresarial de Supermercados SA Costa Rica) é uma rede de supermercados 100% costarriquenha que possui três marcas de supermercados: Peri com 18 lojas que reúnem os valores mais fortes da essência costarriquenha, com uma quantidade considerável de produtos locais e frescos. Super Compro: supermercado com versatilidade para se adaptar à região onde atua, destacando-se pela localização e pela promessa de preços baixos, uma espécie de “atacarejo” local com 29 lojas pelo país. Saretto e Saretto Selecto: supermercado diferenciado com posicionamento premium para o mercado local. Uma das mais recentes áreas do Saretto é a padaria, que oferece uma grande variedade de pães, doces, bolos e sanduíches. No sortido diferenciador, o supermercado oferece produtos sem glúten, macrobióticos e diabéticos. Entre as poucas opções de redes varejistas de origem nacional – a maioria das redes da América Central e Caribe são de propriedade de multinacionais – o grupo Gessa é uma das maiores empresas do varejo da Costa Rica e recebe investimentos chineses em detrimento da aquisição do Walmart.

Costa Rica é um dos 30 destinos das exportações do setor. Em 2022, as exportações do projeto setorial totalizaram quase USD 600 mil com cerca de 3% de crescimento em valor 2021/2022, sendo observada uma queda acentuada em volume no mesmo período (-53%). O projeto setorial representa cerca de 60% das exportações nacionais, assim, é um importante destino a se recuperar, tendo já passado como mercado-alvo do projeto setorial, com a ressalva que Panamá, República Dominicana e Trinidad e Tobago estão à frente da Costa Rica entre os destinos do setor na América Central e Caribe.

Atividades previstas

De 15 a 18 de maio:

15/05: Segunda-feira
9h – Recepção e Abertura do Projeto Brasil Food Retail Experience na ABIMAPI (Av. Paulista 1754 sl. 104)
10h30 – Café na Casa Bauducco
12h – Deslocamento para APAS Show
13h – Reuniões nos estandes das empresas M. Dias Branco e Predilecta (para almoço) e, na sequência, Alca Foods e DaMezza
19h – Deslocamento para os convidados estrangeiros do Expocenter Norte para a ESPM Tech (Joaquim Távora)
20h – Abertura do Showroom e Coquetel Brasil Food Retail Experience

16/05: Terça-feira
9h – Recepção e Abertura do Café da Manhã no Retail Lab - ESPM Álvaro Alvim
9h15 – Ciclo de Palestras “Inovação, Tendências e Estratégias para o PDV Latino”: Professores ESPM e Empresas Brasileiras
12h30 – Encerramento do Ciclo de Palestras e Deslocamento para ESPM Joaquim Távora
13h – Almoço Bifum
15h – Encerramento do Almoço com Café Nude
16h – Deslocamento para visita à Fábrica Soul Brasil
17/05: Quarta-feira
10h – Visita à fábrica da Bauducco em Extrema/MG
15h – APAS SHOW
20h – Abertura do Happy Hour Britvic
18/05: Quinta-feira
9h – Visitas em PDVs em São Paulo
12h30 – Almoço no Empório Santa Maria
15h – Pós-Almoço com Visita e Café na Loja Experimental da Dengo (Faria Lima)

Fonte: Assessoria de imprensa Projeto ABIMAPI International